sexta-feira, 10 de junho de 2011

APRENDENDO O CUIDADO HUMANIZADO: A PERSPECTIVA DO GRADUANDO DE ENFERMAGEM




A humanização da assistência de enfermagem é aspecto relevante no contexto das políticas públicas de saúde e envolve a responsabilidade de instituições de saúde e de formação de profissionais da área. Nessa perspectiva desenvolveu-se esse estudo, cujos objetivos são: compreender a experiência dos graduandos de enfermagem diante do aprendizado do cuidado humanizado; verificar o conhecimento destes sobre essa temática e descrever as situações da prática que favorecem ou dificultam o aprendizado da humanização da assistência. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada com acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública do Estado de Goiás. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e submetidos à análise temática de conteúdo. As categorias geradas a partir desse processo foram “personalizando o cuidado humanizado”, “vivenciando e sentindo o cuidado humanizado” e ”o cuidado humanizado na prática”. Os dados revelam que os alunos reconhecem o espaço para o aprendizado do cuidado humanizado em sua formação e valorizam esse aspecto, sinalizando fatores facilitadores e dificultadores desse processo. A compreensão do enfrentamento dos graduandos de enfermagem frente a essas experiências é fundamental para a orientação de práticas pedagógicas que valorizem e estimulem a dimensão ética do cuidado.


ROQUE, J.O.L. et al. Aprendendo o cuidado humanizado: a perspectiva do graduando en enfermagem. Vol. 6, São Paulo; 2007.

Humanizar é preciso

Na humanização vamos encontrar a verdadeira chave para um trabalho digno. Pessoas necessitam de nosso cuidado, e de nossa visão diferenciada pois no nosso trabalho eles esperam encontrar a sua recuperação ou sua cura. O costume do trabalho repetitivo favorece o esquecimento da humanização, mas os trabalhos e ações atuais estão presentes para que isso não aconteça, e é necessário a consciência de cada profissional, pois só assim a humanização é posta em prática.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Humanização x Enfermagem

A enfermagem é uma profissão que se desenvolveu através dos séculos, mantendo uma estreita relação com a história da civilização. Neste contexto, tem um papel preponderante por ser uma profissão que busca promover o bem estar do ser humano, considerando sua liberdade, unicidade e dignidade, atuando na promoção da saúde, prevenção de enfermidades, no transcurso de doenças e agravos, nas incapacidades e no processo de morrer.
Humanização se caracteriza-se em colocar a cabeça e o coração na tarefa a ser desenvolvida, entregar-se de maneira sincera e leal ao outro e saber ouvir com ciência e paciência as palavras e os silêncios. O relacionamento e o contato direto fazem crescer, e é neste momento de troca, que humanizo, porque assim posso me reconhecer e me identificar como gente, como ser humano.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

O Cuidado Humanizado

Muitos Hospitais, Unidades Básicas de Saúde buscam pelo verdadeiro significado do cuidar, da humanização, onde cuidado humano é uma característica humana. O cuidar é uma forma de expressão, de relacionamento com o outro ser. Pensando nos elementos do cuidado humano, o amor, a solidariedade, e o respeito, mostramos que na atitude humana, a forma de cuidar independe da relação que se tem com o ser cuidado. A ação do cuidar tem a idéia de harmonizar as relações humanas e o equilíbrio junto ao meio social e a natureza. Na Enfermagem através do ensino feito por Florence Nighingale, treinavam-se pessoas para cuidar de pessoas, sendo esta uma característica da Enfermagem. Na ocorrência do processo de cuidar, o enfermeiro precisa utilizar o conhecimento científico e também sua capacidade de observação e percepção, planejando cada etapa do processo, podendo visualizar a necessidade do paciente e compreender suas indagações. O cuidado mais humanizado é uma forma de expressar relacionamento com o outro ser, a fim de se obter uma vida plena, não se restringindo apenas em atividades, que proporcionam meios de sobrevivência.


Referência

Disponível em http://www.webartigos.com/articles/18713/1/Enfermagem-e-o-Cuidado-Humanizado/pagina. acessado em 02/06/2011 ás 13:37.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

HUMANIZAÇÃO EM PRAÇA PÚBLICA

 
A enfermagem é a arte do cuidar do outro de forma holística, enquanto ser biopsicossocial e não apenas tratar do corpo adoecido que padece. Por isto, não é mais possível pensar em enfermagem sem pensar na humanização do atendimento. No entanto para que a humanização ocorra de forma mais precisa seria importante englobar toda a equipe de multidisciplinar da área da saúde bem como (médicos, profissionais da enfermagem, psicólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas, dentre outros). Portanto na semana da Enfermagem a Faculdade Seama promoveu uma ação humanizada junto com os profissionais de saúde e acadêmicos no dia 15 de maio de 2011 na praça Veiga Cabral das 08:00 às 12:00 da Manhã, realizando atendimento a população com a campanha de Vacinação 2011, contra a Influenza Sazonal, Influenza H1N1 e Influenza H3N2 (gripe), Aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e palestras sobre diabetes e Hipertensão. Com o objetivo de prestar o cuidado humanizado á todos.
Referência
Luciene Corrêa Miranda
Professora na Escola de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora