sexta-feira, 10 de junho de 2011

APRENDENDO O CUIDADO HUMANIZADO: A PERSPECTIVA DO GRADUANDO DE ENFERMAGEM




A humanização da assistência de enfermagem é aspecto relevante no contexto das políticas públicas de saúde e envolve a responsabilidade de instituições de saúde e de formação de profissionais da área. Nessa perspectiva desenvolveu-se esse estudo, cujos objetivos são: compreender a experiência dos graduandos de enfermagem diante do aprendizado do cuidado humanizado; verificar o conhecimento destes sobre essa temática e descrever as situações da prática que favorecem ou dificultam o aprendizado da humanização da assistência. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada com acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública do Estado de Goiás. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e submetidos à análise temática de conteúdo. As categorias geradas a partir desse processo foram “personalizando o cuidado humanizado”, “vivenciando e sentindo o cuidado humanizado” e ”o cuidado humanizado na prática”. Os dados revelam que os alunos reconhecem o espaço para o aprendizado do cuidado humanizado em sua formação e valorizam esse aspecto, sinalizando fatores facilitadores e dificultadores desse processo. A compreensão do enfrentamento dos graduandos de enfermagem frente a essas experiências é fundamental para a orientação de práticas pedagógicas que valorizem e estimulem a dimensão ética do cuidado.


ROQUE, J.O.L. et al. Aprendendo o cuidado humanizado: a perspectiva do graduando en enfermagem. Vol. 6, São Paulo; 2007.

Um comentário:

  1. Partindo da concepção de que as transformações ocorridas no cenário político mundial, a crescente difusão de novas tecnologias e a socialização dos meios de comunicação são algumas dos eventos que contribuiram para a mudança de comportamento dos usuários dos serviços na área de saúde.

    REFERÊNCIA

    www.fen.ufg.br/revista/revista6_2/cuidador.html - Em cache - Similares

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